sexta-feira, 19 de julho de 2013

OS GIGANTES DA AMAZÔNIA - BESOUROS

Os besouros pertencem à ordem dos Coleópteros, com mais de 350.000 espécies, sendo a ordem que possui o maior número de espécies dentre todos os seres vivos, por conseguinte é a que possui a maior diversidade de espécies, tanto no tamanho, cores e aparência (diversidade morfológica). Seu nome é de origem grega que quer dizer animal que possui um estojo para proteger as asas, pois aquela carapaça que esconde as asas dos insetos coleópteros, chamada élitros, para os gregos parecia um estojo onde se guarda algo, nesse caso, as asas.
Devido a sua diversidade e minha paixão por essa ordem, eu a dividi em várias partes, começando pelos “gigantes da Amazônia”, onde os 3 maiores insetos do mundo estão aqui na Amazônia, sendo o besouro Gigante da Amazônia (Titanus giganteus) podendo chegar a 22 cm, o besouro Serra-pau (Macrodontia cerviconis) e o besouro Hércules (Dynastes hercules). Não podemos esquecer também do besouro rinoceronte (Megasoma actaeone o besouro escaravelho (Scarafaius) mais conhecido como “rola bosta”.

 
(Enoplocerus armillatus)
(Titanus giganteus)

Gigantes da Amazônia
(Megasoma actaeon)
Curiosidade: Desses besouros aqui apresentados, 2 são recordistas mundiais sendo: o besouro Gigante da Amazônia (Titanus giganteus) como sendo o maior inseto do mundo, podendo chegar a 22 cm e o besouro Hércules (Dynastes hercules), como sendo o animal, dentre todos os seres vivos, mais forte do mundo, podendo levantar 850 vezes o seu próprio peso, isso equivale a um homem levantando 15 elefantes ao mesmo tempo, para se ter uma ideia, o recorde mundial em levantamento de peso é do chinês Xiaojun com 175 Kg de arranco e 349 Kg ao todo.



Besouro Rinoceronte
Os machos dos besouros Hércules e Rinocerontes são os únicos a possuírem chifres, não que sejam traídos por suas parceiras, mais sim porque esses chifres são utilizados para competirem com os rivais pelas fêmeas, vencendo aqueles que conseguirem expulsar seus oponentes ou derruba-los, pois a maioria dessas batalhas ocorre em troncos ou galhos de árvores. Já o besouro Serra-pau, tem esse titulo porque o macho literalmente corta (serra) a copa de pequenas árvores para que as fêmeas possam depositar seus ovos dentro do tronco da mesma, mantendo assim seus ovos protegidos, úmidos e aquecidos dentro do miolo do tronco serrado.
Besouro Hércules (macho)

Besouro Hércules (fêmea)

Na minha opinião, através de estudos e pesquisas, tanto morfológico quanto interno e externo, os besouros Hércules e Rinocerontes são a mesma espécie, mudando apenas a coloração de suas carapaças e a forma de seus chifres, seria, para mim, como se fosse a cor e o tipo de cabelo do homem.







(Acrocinus longimanus) - fêmea
O besouro Serra-pau (Macrodontia cerviconis) por seu desenho irregular em seus élitros, parecendo desenhos tribais ou até mesmo tatuagens ou plotagem automobilística, o faz ter uma beleza única e inconfundível, parecido com o besouro da figueira (Acrocinus longimanus) da foto ao lado, mas que também traz uma preocupação muito grande, pois é justamente essa beleza com o tornou, segundo a IUCN 2.3 (International Union for Conservation of Nature), vulnerável a extinção, devido principalmente ao tráfico ilegal de animais.




O rola-bosta ou vira-bosta é um tipo de besouro escaravelho (Scarafaius) que coleta e transporta, rolando para trás, utilizando as pernas traseiras, excrementos, na maioria das vezes de origem bovina ou aves, coletado e posto em forma de bola numa quantidade proporcional ao tamanho de seu próprio corpo, para sua alimentação, levando-o para sua toca ou motivado pela própria reprodução, onde a fêmea transporta essa bola de excremento para um buraco que ela faz no solo, depositando seus ovos dentro dessa bola cobrindo com uma fina camada de terra o buraco, onde esses ovos serão chocados com o calor do solo, eclodindo-os a forma larval, onde se alimentaram desse banquete feito pela sua mãe até atingirem a forma adulta e daí então sairão desse buraco.

(Scarafaius)


OUTRAS FOTOS:











Apesar da semelhança, esses dois são besouros distintos, sendo um o Enoplocerus armillatus (Serra-pau) e o outro é o Gigante da Amazônia (Titanus giganteus).

FOTOS CURIOSAS


Esse rostinho de cachorro "pidão" nada mais é do que o conjunto da cabeça, mandíbulas, garras e antenas do besouro Serra-pau (Macrodontia cerviconis) e os olhos na realidade é a parte cinza, que se parece com uma sobrancelha, a parte preta que se parece os olhos é na verdade a base das antenas. 


Comparativo entre a fêmea do besouro Hércules (Dynastes hercules) e uma caneta esferográfica.

Aguardem, em breve mais coleópteros.........

84 comentários:

  1. GENTEEEEEEEEEE vesses bichos vivem em minha casa............ estão em minha geladeira em meu armário ................................ arrrrrrg. Ser casada com biólogo é um desafio...................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAS EU TE AMO MESMO ASSIM OSVALDO SEGUNDO JUNIOR.. COM TODAS AS TUAS PERNAS DE GRILO........................

      Excluir
  2. Caro professor primeiramente parabéns pelo trabalho,sou aluno de Biologia da Universidade Federal de Pernambuco e sou fã dos Cerambicídeos estava fazendo umas pesquisas pois estudo esses animais a mais ou menos 3 anos, e sei o quanto é raro de se visualizar esse insetos na natureza tanto pelo fato de serem de hábitos noturnos como pela predação humana de forma comercial. tive sorte de encontrar o Enoplocerrus Armillatus e o Acrocinus Longimanus na verdade encontrei um casal de acrocinus Longimanus e acredito que um casal de Enoplocerus Armillatus ,continue assim a informar e desvendar esse mundo tão pouco estudado que é o dos insetos gigantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Divaldo Junior, fico feliz em saber que posso, de alguma forma, ajudar em pesquisas, ou simplesmente matando a curiosidade das pessoas em visualizar e aprender um pouquinho sobre esse fantástico "mundo dos insetos" e fazer com que aprendam sobre a importância deles para o equilíbrio do planeta. Obrigado por prestigiar meu trabalho.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Caro Tiago obrigado por seu comentário e sua duvida, quanto a serem perigosos no sentido de serem peçonhentas ou venenosas não, são totalmente inofensivas, pois não produzem veneno, mas, na maioria deles, suas mordeduras são bem fortes, pois provêm de musculaturas maxilares bem desenvolvidas, não chegando. é claro a decepar nenhum membro humano, mas com certeza fará um belo corte onde morderem.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Osvaldo parabéns pelo belo trabalho que você tem. E admiro muitos os Besouros são insetos muito interessantes.

    Tenho uma pergunta e duvida esse besouro aqui http://www.biolib.cz/IMG/GAL/169720.jpg
    e um tipo de serra-pau também sempre tive essa curiosidade.
    O link não tem vírus.

    Abraços e parabéns elo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ricardo Antonio, obrigado por prestigiar o meu trabalho e tirar sua duvida comigo, esse besouro é um Euchroma Gigantae da família Buprestidae, é o maior inseto dessa família, também chamado de Gigante Metálico ou Besouro Chato Metálico da Madeira, seu habitat vai desde o México (América Central), inclusive Cuba, até aqui no Brasil, é claro, rerere, se alimenta de madeira em decomposição, principalmente sumaúma e seiva de árvores.
      É da mesma ordem do Serra Pau, ou seja, Coleopteros, mas de famílias diferentes, enquanto o Serra Pau é da família Cerambycidae o Gigante Metálico é da família Buprestidae, podendo ser encontrado nas cores amarela, verde e azul, com algumas variações, mas todas metálicas.
      Espero ter tirado a sua duvida. Se quiser ver mais fotos desse besouro é só abrir "OUTROS BESOUROS II" de agosto de 2013 nesse blog.

      Excluir
  6. Caro professor se eu não me engano o besouro Hércules é aquele que vc colocou de besouro rinoceronte e o rinoceronte é aquele que vc colocou de Hércules.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Vinicius Gonzaga, obrigado por sua pergunta, mas esta correto a classificação, essa é uma duvida frequente entre os dois besouros, tanto que se você os pesquisar na página da Wikipédia vera que eles os classificam da mesma forma, inclusive a foto é da mesma espécie, "Rinoceronte", e se você entrar na página da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em "museunacional.ufrj.br", terá a mesma classificação que a minha. Mas é isso aí, sempre questione e duvide das coisas que não ache correto, só assim crescemos em tudo na vida. Parabéns e obrigado.

      Excluir
  7. Qual tem a mordedura mais forte, qual "arranca" mais pedaços??
    E se encontrar algum desses em casa por exemplo como faço pra pegar e colocar ele fora de casa...pq se ele morde não quero ser o alvoo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcelo Salles obrigado por sua pergunta. No mundo dos insetos, o inseto com a mordedura mais forte é a do besouro Serra Pau, podendo cortar troncos de pequenas árvores, mas o que arranca mais pedaços, proporcionalmente ao seu tamanho é a Vespa Amarela Carnívora, que arranca grandes pedaços, alguns maiores do que ele e o que tem a picada mais dolorida é a da formiga Cabo Verde, também chamada, aqui na Amazônia, de Tucandira ou Tucandeira, durando até 24 horas a dor, dor essa quase a beira do insuportável. Com exceção da vespa, os outros dois pode ser retirado de casa, empurrando-os com uma vassoura para fora, já a vespa tem que ter um cuidado maior, pois ela costuma atacar quando se sente ameaçada, por isso a melhor forma seria toca-la com um pano a uma distância segura, evite sempre que puder, na mata-los, porque todos os insetos tem a sua importância na natureza. Espero ter respondido a sua pergunta. Abraços.

      Excluir
  8. Olá, comecei a pesquisar a pouco tempo sobre besouros. Não sou estudo biologia mas se Deus quiser irei estudar. Me interessei muito pelos besouros depois que, um "bicudo do diamante", apareceu aqui em casa. Eu achei lindo e tirei foto, e depois ele foi embora. Uma amiga falou que esse besouro foi descoberto a pouco tempo, que continha cristais em suas asas. Eu fiquei curioso e vi que de fato é recente, não sei se é raro. No caso fiquei com essa dúvida, ele é raro a ponto de ter algum valor comercial? E se tiver quanto seria, não achei nada sobre valores. E continuando com esse seguimento, percebi que o besouro "cabra-loura" é o mais caro do mundo. Ele é idêntico ao "Rinoceronte", por quê? Desde já muito obrigado pela atenção, continue com esse trabalho exemplar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rodnei, obrigado por prestigiar o meu trabalho, quanto ao Bicudo do Diamante, por ter sido descoberto recentemente não tem como dizer se é raro ou não, mas é muito importante essa descoberta, quanto a valor comercial, como eu já havia dito em uma outra resposta para o Rony, no Brasil é proibido a comercialização de insetos, visto que são animais silvestres e estão protegidos por lei federal, por isso é ilegal a comercialização dos mesmos. Quanto ao Besouro Cabra Loura tem algumas características diferentes a do Rinoceronte, começando pelo formato do tórax, onde a do Cabra Loura é retangular e a do Rinoceronte é arrendondado, outra diferença é suas mandíbulas, a do Cabra Loura é paralela horizontal ao solo e a do Rinoceronte é vertical, ou seja um encima do outro e outra diferença é a diferença de tamanho e forma das patas, enquanto a d Cabra Loura é maior e mais fina a do Rinoceronte é mais curta e grossa. Quanto a valor comercial, como já disse no Brasil é proibido a comercialização, mas se você tiver autorização do IBAMA para ter uma coleção de insetos e poder transportar os mesmos é só ir para os países vizinhos ao nosso como, Bolívia e Peru onde a comercialização é permitida e adquirir varias especies, inclusive o Cabra Loura que tem seu valor elevado por estar em risco eminente de EXTINÇÃO, por isso não seria legal não adquirir essas especies, pois estaríamos incentivando a caça e captura para a comercialização aumentando, por conseguinte a extinção mais rápida de muitas especies. Espero ter respondido suas perguntas. Abçs.

      Excluir
    2. Muito obrigado pelas respostas. Todas as minhas dúvidas foram esclarecidas. Depois irei pesquisar mais sobre valores e criações.

      Excluir
  9. Ótimo texto, sou estudante de exatas mas tenho grande interesse por ciências biológicas, comecei a estudar insetos agora e com certeza seu blog me ajudará muito, obrigado! Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Fico feliz em poder ajudar um amante dos insetos. Qualquer duvida é só perguntar. Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Olá Prof. Osvaldo!
    Sou um apaixonado por biologia (inclusive tenho uma página no Facebook sobre vida selvagem e natureza, mais ou menos de divulgação de informação sobre esses temas)... E agora estou batalhando para cursar biologia na Universidade Federal do Maranhão, mas de momento estudo sozinho e faço algumas pesquisas por conta própria e achei seu blog super interessante e tenho algumas perguntas sobre o Enoplocerus armillatus e sobre o Titanus giganteus.

    I - O T. giganteus realmente deixa de se alimentar ao chegar a idade adulta?
    II - De que se alimenta o E. armillatus?
    III - Ambas espécies são encontradas somente na Amazônia?
    IV - Tanto o T. giganteus quanto o E. armillatus são espécies raras?

    Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Phelipi Maximo, obrigado por prestigiar meu Blog, nunca desista de seus sonhos, também fiz tudo sozinho, sem patrocínio e nem apoio, com exceção de minha esposa, tive que viajar cerca de 1.400 quilômetros para cursar biologia pela Universidade Federal de Rondônia já que moro no Amazonas. quanto a suas dúvidas: I - o Titanus realmente não se alimenta em sua fase adulta, ele sobrevive das reservas energéticas que acumulou na fase larval, por isso sua variação no tempo de vida, vai depender de suas reservas; II - o Enoplocerus, pelo que estudei, na prática, é como o Titanus, também não se alimenta em sua fase adulta; III - Ambas as espécies são encontradas em toda a região da Amazônia Legal, desde o Paraguai até o Panamá e; IV - as duas são espécies raras, devido a seu tamanho, são muito caçadas e traficadas, além de serem mortas devido a crendice de que são venenosas, consequentemente estão desaparecendo e as poucas que restam não conseguem se multiplicar devido, além da escassez da espécie, a questão do desmatamento descontrolado que está ocasionando um "isolamento geográfico" entre eles.
      Espero ter respondido todas as suas perguntas.
      Abraços.

      Excluir
    2. Muito obrigado por responder as minhas perguntas Professor!
      Mais uma vez, seu blog é excelente!

      Excluir
  12. Oi professor! Estava pesquisando sobre besouros gigantes e fiquei na dúvida com diferentes fonte. Este besouro hércules (Dynastes hercules) que aparece em duas fotos não é na verdade da espécie "Megasoma mars", também chamado de besouro rinoceronte? Eles parecem ser bem diferentes.
    Parabéns pelo texto e pelo trabalho!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Thalita Morais, obrigado por sua pergunta, mas esta correto a classificação, essa é uma duvida frequente entre os dois besouros, tanto que se você os pesquisar na página da Wikipédia vera que eles os classificam da mesma forma, inclusive a foto é da mesma espécie, "Rinoceronte", e se você entrar na página da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em "museunacional.ufrj.br", terá a mesma classificação que a minha. Muitos realmente não classificam corretamente, é difícil achar uma fonte segura para pesquisa, nem todos se preocupam com a veracidade das informações e é por isso que fiz esse blog. Mas é isso aí, sempre questione e duvide das coisas que não ache correto, só assim crescemos em tudo na vida. Parabéns e obrigado.

      Excluir
  13. Olá! Primeiramente gostaria de parabenizar pelo texto e pelo blog em geral. Sou um grande fã de besouros, desde os pequenos até os gigantes. Acabei descobrindo seu blog por acaso enquanto buscava justamente uma imagem de besouro para usar de referência em uma futura tatuagem. Acebei encontrando nessa sua postagem a foto perfeita da Oryctes rhinoceros fêmea (comparativo com a caneta). Gostaria de saber, se você teria uma outra foto, parecida com essa, em uma vista superior, de um exemplar macho para me enviar e eu também usar como referência para uma tatuagem.

    Além desse pedido, tenho algumas perguntas para fazer também: qual a melhor época para se encontrar besouros nas cidades grandes? Cada espécie tem uma época diferente em que saem para o acasalamento ou acontecem em momentos próximos ou simultâneos? Em todas as espécies a fêmea é maior que o macho? E, por último, dentre tantas espécies existentes, é natural que ainda devem ter alguma desconhecidas. Em qual ano aconteceu a descoberta mais recente?

    Sempre admirei os besouros mas somente por agora tenho começado pesquisar mais profundamente (o que me motivou até a fazer as tatuagens) e seu blog me foi muito útil.

    Um forte abraço e, mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Mauro Henrique, obrigado por prestigiar meu blog e olha, quero uma foto da sua tatuagem, rerere, é uma honra ser inspiração para você, e tenho mais fotos sim, quanto a encontrar besouros nas cidades grandes, qualquer época é encontrado, mas dependendo da região entre o verão e o outono, já aqui na amazônia no começo das chuvas, pois aqui não existe as 4 estações, no acasalamento há momentos específicos e nem sempre a fêmea é maior que o macho, vai depender da idade dos mesmos, mas no caso do rinoceronte, hercules e serra pau, todas as fêmeas são "menores" que os machos, mesmo porque somente os machos mais fortes e maiores é que conseguirão acasalar, existem milhares de espécies desconhecidas ainda e as descobertas mais recentes aconteceram esse ano (2014), sendo uma no Nordeste ( Diamante) e 3 na Amazônia já em fase final de classificação e eu estou esperando o resultado de uma (sub)espécie de besouro tartaruga que descobri.
      Saudações e espero que tenha respondido suas perguntas.

      Excluir
    2. A tatuagem está na fase final da criação do desenho. Assim que fizer, lhe envio uma foto sim, sem dúvidas e também fico no aguardo de uma futura postagem sua, contando sobre o resultado da sua descoberta! Quanto as perguntas, todas foram respondidas sim. Caso eu tenha outras dúvidas, com certeza voltarei aqui. Obrigado pela atenção. Um abraço!

      Excluir
  14. Olá professor Osvaldo!

    Primeiramente parabéns pelo site! Eu o encontrei procurando por Dynastes hercules no Brasil.

    Eu sou um analista de sistemas, mas gosto muito de biologia e gostaria muito de criar besouros em cativeiro. Li que é possível criar certas espécies de besouro. Eu li um post anterior em que você diz que o comércio de insetos no Brasil é proibido.

    A minha dúvida é se seria possível ter uma licença do IBAMA para tal finalidade (comércio e/ou apenas reprodução em cativeiro)? Não tenho intenção de criar nenhuma espécie de inseto que seja uma praga de importância econômica. Também fiquei na dúvida pois certos animais silvestres são comercializados com licença, como araras, por exemplo.

    Comprei até um livro muito legal sobre o assunto:
    "The Ultimate Guide To Breeding Beetles"
    http://www.amazon.com/gp/aw/d/1616461322/ref=redir_mdp_mobile?ref_=pe_385040_30332200_TE_item

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcelo Marques Costa, obrigado por visitar meu blog, realmente existem criadouros de diversos animais silvestres brasileiros, como araras, queloneos, jacarés e até borboletas, principalmente as olho de coruja, mas a licença, que só é emitida pelo IBAMA, é muito complicada e existem muitas regras, como por exemplo, ter uma pessoa no projeto de criadouro com faculdade na área, Biologia, Veterinária, Engenharia Florestal, dentre outras, tem que ter vinculo com alguma instituição, como Universidades, quem tem que emitir uma declaração desse vinculo e a finalidade do criadouro. Só para você ter uma ideia, faz 4 anos que estou tentando uma licença para catalogar insetos em uma reserva do ICMBio, a pedido deles, mas até hoje o IBAMA não autorizou, mesmo com todas as documentações exigidas em ordem. outro exemplo é aqui no estado vizinho ao meu, Acre, um senhor começou a criar tracajás, tem cerca de 5 mil animais para reintroduzir no Rio Acre, mas até o presente momento o IBAMA, não regularizou esse criadouro e ele não pode nem soltar e nem vender os animais criados por ele e o que é pior o IBAMA lhe deu uma multa, por criadouro clandestino e o colocou como responsável pelos animais, ou seja, se sumir um apenas, além da multa ele vai preso.
      Mas se mesmo assim você ainda quiser tentar essa licença, faça como eu, não desista, um dia eles vão liberar essa licença, e outra coisa, não existe insetos de pragas que prejudicam a economia, existe sim é um desequilíbrio ambiental que o próprio homem fez eliminando os predadores naturais desses insetos, ma que hoje, alguns criam justamente esses predadores, em cativeiro, para controlar essas "pragas", podendo citar as Emas no Mato Grosso e uma mosca cuja sua larva se alimenta da lagarta da folha, em praticamente todo o país.
      Espero ter tirado as suas dúvidas, abraços e muita boa sorte. Vai precisar pra montar o criadouro.

      Excluir
  15. Muito obrigado pela atenção! Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Olá prof. Osvaldo

    Moro aqui em Sp zn, fui neste feriado do dia 20/11/14 para peruibe..meu marido encontrou um besouro titanus na piscina achando que estava morto, pegou ele colocou no sol para secar e acabamos trazendo pois achávamos que estaria morto ... Bem na viagem percebemos que estava se mexendo e esta vivo.. Não sei o que fazer... Depois que pesquisei sobre o besouro fiquei com dó se ele morresse.... Gostaria muito de fazer algo...temos vários parques e temos também a serra da cantareira onde possui uma grande vegetação .... mas não sei se sobreviveria lá pois o seu habitate conforme pesquisas é na amazonas. Gostaria muito da sua orientação, ele ainda esta se recuperando mas esta vivo!!
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Prof. Osvaldo
      agora que eu pesquisei melhor o que encontrei éMacrodontia cervicornis, ele já esta andando melhor... estarei aguardando uma orientação sua ..

      Excluir
    2. Cara Cristiane, obrigado por prestigiar meu blog e parabéns pela consciência de preservar a natureza, quanto ao besouro, ele gosta de viver debaixo de troncos caídos e podres, por isso se você quiser reintegra-lo a natureza, a melhor coisa a fazer é achar, na floresta por aí um tronco bem podre para ele se esconder e continuar a sua jornada, que é a de achar um companheiro (a) para reproduzir e perpetuar a espécie.
      Espero ter ajudado e mais uma vez, parabéns pela iniciativa.
      Abraços.

      Excluir
  17. Osvaldo, gostei muito dos seu escaravelho como q eu faço para poder arrumar um
    Hércules para criar onde eu posso achar ou compra será vc pode me ajudar ?..
    Eu sou de SP vou deixar meu E-mail sonkogake@hotmail.com muito obrigado....

    ResponderExcluir
  18. Caro Son Zack, obrigado por prestigiar meu Blog. Quanto a comercialização ou criação de animais silvestres é proibida por lei federal, mas se você conseguir essa autorização, via IBAMA, então você poderá encontrar um exemplar por aí mesmo. Por exemplo, se for na capital que você mora, então é só ir à Serra da Cantareira, ao norte da capital paulista, no Bioma "Mata Atlântica" e vasculhar em paus e troncos podres, agora se for na região de Bauru, Assis ou Ourinhos, então procure nas plantações de café ou pinheiros, e se for na Região de Ribeirão Preto, Serrana ou Barretos, é só procurar em meio aos canaviais, eu por exemplo já capturei, certa vez, um exemplar desse em Bonfim Paulista. Portanto, consiga a autorização e boa caçada.
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Osvaldo, gostei muito dos seu escaravelho como q eu faço para poder arrumar um
    Hércules ou outros da região para criar onde eu posso achar será vc pode me ajudar ?..
    Eu sou de DF vou deixar meu E-mail kdbpia@gmail.com muito obrigado....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro PIA KDB, obrigado por prestigiar meu Blog. Quanto a comercialização ou criação de animais silvestres é proibida por lei federal, mas se você conseguir essa autorização, via IBAMA, então você poderá encontrar um exemplar por aí mesmo. Por exemplo, se for na capital que você mora,então é só ir na região dos lagos que você encontra, mas caso você tenha disponibilidade de viajar, vá para Goias Velho, terra da Cora Coralina, em Goias, que você também encontrará lá, eu capturei um bem no meio dessa cidade, na praça de frente ao ministério do trabalho. Portanto, consiga a autorização e boa caçada.
      Abraços

      Excluir
  20. Olá eu encontrei um 30 minha casa n sei exato oque e mas creio que vem da linhagem dos besouros . deve ser raro essas espécie que tenho ele é grudento. n solta mas tbm n ferra. meu Facebook/zkaikysouza pesquisem e mim falem qual é a classificação dele pfv

    ResponderExcluir
  21. Boa noite
    meu nome é Lucas, tenho 9 anos, sou aluno da 3 série do ensino fundamental,em Caieiras, SP. Estou fazendo uma pesquisa escolar sobre o besouro rinoceronte gostaria de saber quanto tempo ele vive. parabéns pelo seu blog. tirei muitas informações. obrigado

    ResponderExcluir
  22. Caro Lucas, obrigado por curtir meu Blog, quanto a sua pergunta eles vivem, em média, 1 ano apenas. Sucesso em seu trabalho escolar.

    ResponderExcluir
  23. Achei um bessouro gigante desse aqui no aeroporto de Brasília o que faço.

    ResponderExcluir
  24. Prof. sem ofensas mas ja vi besouros bem maiores tenho um sitio aqui no amazonas vem um dia conhecer ai o sr. vai ver besouro gigante me add zap 92 981234717

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por prestigiar meu blog, caro Anderson. Nossa região é um paraíso mesmo. Tire fotos e me envie, terei o maior prazer em visita-lo, em que lugar do Amazonas fica?
      Abraços.

      Excluir
  25. Professor Oswaldo eu amo besouros e tento criar mas não sei a alimentação deles e o jeito do habitat deles

    ResponderExcluir
  26. Olá professor, eu gostaria de ter algumas informações sobre o besouro callipogon armillatus, para o meu trabalho escolar. Gostaria de saber qual é seu habitat natural, se há dimorfismo sexual desta espécie, qual seu tempo de vida, se ele se alimenta ou não e se no caso ele se alimentar qual é seu alimento. Também gostaria de saber qual o período de larva e pulpa. Está de parabéns pelo blog muito bom seu trabalho

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Olá professor, eu gostaria de saber sobre o besouro callipogon armillatus para o meu trabalho escolar. Queria perguntar:1qual seu habitat natural, 2se ele se alimenta e se o caso for que ele se alimenta qual é seu alimento, 3há dimorfismo sexual desta espécie,4qual seu tempo de vida, 5quanto tempo demora a sua fase pulpal e larval. E gostei muito do seu trabalho ele ajuda muito nos estudos sobre estes tipos de insetos

    ResponderExcluir
  29. Olá professor, eu gostaria de saber sobre o besouro callipogon armillatus para o meu trabalho escolar. Queria perguntar:1qual seu habitat natural, 2se ele se alimenta e se o caso for que ele se alimenta qual é seu alimento, 3há dimorfismo sexual desta espécie,4qual seu tempo de vida, 5quanto tempo demora a sua fase pulpal e larval. E gostei muito do seu trabalho ele ajuda muito nos estudos sobre estes tipos de insetos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá caro Theodoro Junqueira, obrigado pelas perguntas: 1- Seu habitat natural é a floresta amazônica, do Panamá, Colômbia, Venezuela, Guianas, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai e é claro Brasil, inclusive Suriname e a ilha de Trinidad e Tobago.
      2- Se alimenta sim, na fase adulta de frutas e seiva e na fase larval ele se alimenta de madeira em decomposição.
      3- Há dimorfismo sexual, sendo os mais visíveis o tamanho do corpo do macho é maior que a fêmea, as patas dianteiras do macho e as antenas são quase o dobro do da fêmea e a mandíbula do macho é maior também.
      4 e 5- O ciclo evolutivo varia de 6 a 12 meses, desde o ovo até a fase adulta e isso depende da abundância de alimento, por isso essa variação, mais nunca menos de 6 meses e mais de 12 meses.
      Espero ter respondido suas perguntas e lhe ajudado no seu trabalho.
      Saudações.

      Excluir
  30. Eu tenho dois besouros megasoma ectaeon eu dou frutas para eles, eles comem muito rápido eu crio eles igual no Japão eles são muito legais!!!!

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Olá Sou aluno do primeiro periodo de biologia Eu achei um Oryctes rhinoceros e queria saber se e macho ou femeá (https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1024704194279267&set=a.179025235513838.45003.100002190894371&type=3&theater&notif_t=like&notif_id=1464189696743732) Link da foto que postei no meu facebook, se puderem ajudar eu agradeço dês de ja.

    ResponderExcluir
  33. Olá Sou aluno do primeiro periodo de biologia Eu achei um Oryctes rhinoceros e queria saber se e macho ou femeá (https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1024704194279267&set=a.179025235513838.45003.100002190894371&type=3&theater&notif_t=like&notif_id=1464189696743732) Link da foto que postei no meu facebook, se puderem ajudar eu agradeço dês de ja.

    ResponderExcluir
  34. Olá Sou aluno do primeiro periodo de biologia Eu achei um Oryctes rhinoceros e queria saber se e macho ou femeá (https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1024704194279267&set=a.179025235513838.45003.100002190894371&type=3&theater&notif_t=like&notif_id=1464189696743732) Link da foto que postei no meu facebook, se puderem ajudar eu agradeço dês de ja.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia Osvaldo , é possível comprar um besouro Hércules ? Moro no Rio de janeiro e gostaria de ter um .

    ResponderExcluir
  36. Achei um besouro hoje ele e lindo mas não é nem um que está na sua página

    ResponderExcluir
  37. Achei um besouro hoje ele e lindo mas não é nem um que está na sua página

    ResponderExcluir
  38. Achei um besouro que não tem na sua página e gostaria de saber qual a espécie dele

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde professor encontrei um enorme besouro aqui deve ter uns 30centimetros de pernas peguei ele em uma caixa vc quer ver meu zap 035998818659!!!

    ResponderExcluir
  40. Senhor, apareceu uma espécie de besouro serra-pau em minha casa, fazendo uma pesquisa descobri que ele está em extinção, não sei oq fazer com o inseto. (031)4103-5052 meu contato caso se interesse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Fernanda Trindade, obrigado por prestigiar meu blog. Quanto ao serra pau, sugiro que procure em sua região uma floresta e dentro dessa floresta algum tronco caído já em decomposição e coloca-lo debaixo do mesmo, assim você estará ajudando a preservar uma espécie.
      Abraços.

      Excluir
  41. Boa tarde professor!
    estou prestando faculdade de Mecanização de agricultura de precisão na cidade de Pompeia SP, Me apaixonei por insetos na disciplina de fito e estou a mais de um ano coletando insetos para observá-los e classificar e fotografá-los cheguei até encontras algumas especies em extinção do qual observei e a devolvi para natureza apos algumas fotos de medição mas encontro muita dificuldade para localizar besouros.
    gostaria de saber se o senhor tem alguma dica ou forma de encontra esses tipos de espécimes? se poderia me ajudar? e me por a disposição caso possa auxiliá-lo em algum trabalho a distancia pois amo esta área
    meu E-mail : leandroaugustinhoanselmo@outlook.com
    whatsapp :014998702059

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leandro Augustinho, obrigado por prestigiar meu blog, fico muito feliz em ver outro amante desses bichinhos tão fascinantes. Quanto a encontrá-los, sugiro que faça armadilhas luminosas, com um pano branco à noite para atraí-los, pois como tem hábitos noturnos e são atraídos pelas luzes essa é a melhor forma de encontrá-los, mas é claro isso tem que ser feito dentro de uma área não urbana. Espero ter ajudado e boa caça.
      Saudações.

      Excluir
    2. muito obrigado moro na área rural e tenho matas envolta de casa vou ver oque consigo obrigado

      Excluir
  42. eu trabalho com armadilhas luminosas mais apenas lampadas em um tripé com um balde com funil na boca

    ResponderExcluir
  43. BOM DIA PROFESSOR, HOJE PELA MANHÃ EU ENCONTREI UM SERRA PAU (ENOPLOCERUS ARMILLATUS), BESOURO QUE NUNCA ANTES TINHA VISTO NA MINHA REGIÃO, EU MORO EM CAICÓ, CIDADE DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE, GOSTARIA DE SABER MAIS INFORMAÇOES SOBRE ELE, SE ESTÁ EM EXTINÇÃO, SE SUA FERROADA CAUSA DANOS MAIORES, SE ELE É NORMAL EM NOSSA REGIÃO, ENFIM TUDO QUE PODER ME PASSAR. AGRADEÇO DESDE JA. ABRAÇO!!

    ResponderExcluir
  44. Olá professor, queria saber quais as diferenças físicas entre o megasoma actaeon e o megasoma mars, pois fazendo pesquisas sobre os dois vejo que é muito fácil confundi-los. Abraços

    ResponderExcluir
  45. olá professor muito bacana seu blog, não gosto de insetos de espécie alguma tenho pavor porém, depois de ver suas postagens fiquei mas tranquilo em relação aos besouros apesar de ainda não gostar e mem me aproxima, desse que estar em seu rosto na foto aqui tem de mais, eu, moro no interior de Rondônia me tranquilize e me diga que esse bicho não ataca e nem é nocivo ao homem, obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Genner Gomes, obrigado por prestigiar meu blog, desculpe a demora, tive alguns problemas no blog, mas fique tranquilo eles não atacam e nem são nocivos. Morei muitos anos em Vilhena e aí tem muito besouro Hércules e Rinoceronte mesmo. Abraços.

      Excluir
  46. Boa noite, grande blog, parabens.Estou procurando gente que já criara Scarabaeoidea brasileiros para compartilhar experiências. Eu já criei grandes cetonidos africanos como Goliathus e MTU, e também os mais pequenos Dicronorrhina, Chlorocala e Stephanorrhina. Confesso que acho mais interessante o ciclo larvario que o besouro mesmo. Especialmente interessante o assunto do aporte protéico e comportamento de caça no desenvolvimento das fases L3 dos grandes cetónidos. As larvas dos grandes besouros brasileiros também têm esse comportamento predatório? Extranhei também a grande fertilidade, muitos ovos fecundados. Qual é o graxo de fertilidade?

    ResponderExcluir
  47. Olá professor parabéns pelo seu ótimo trabalho sobre dynastes , eu queria saber aonde vive essas lindas criaturas aqui na minha região do vale do Paraíba , são José dos campos , Ubatuba , Caçapava etc. Grato...

    ResponderExcluir
  48. Queria postar um inseto para tirar uma dúvida, mas não tem como!

    ResponderExcluir
  49. Apareceu em minha casa um besouro que por comparação, identifiquei como Macrodontia cervicornis, com quase 10cm. Ele tem desenhos tribais nos élitros, e grande mandíbula. É muito bonito! Gostaria de saber mais sobre ele, principalmente sobre alimentação em fase adulta e como reconhecer macho e fêmea. Gostaria de deixar em um lugar seguro já que está em risco de extinção. Também encontrei 3 larvas de besouro no adubo em meu jardim, mas não sei se é da mesma espécie, já que tenho visto outros besouros por aqui. Moro em São Luís MA.

    ResponderExcluir
  50. Oii bom dia Prof. parabéns pelo seu trabalho!! Estou estudando há algum tempo sobre o besouro hercules ou rinoceronte, para fazer uma criação deles, mas está muito difícil achá-los como larva ou adultos.
    Será que é uma boa ideia fazer uma crianção deles? Onde posso encontrá-los ou comprá-los?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  51. Olá bom dia, muito bom post. Gostaria de ter uma criação de besouros,sendo mais específico do besouro Rinoceronte e o Hércules, gostaria de informações suas onde consigo e como criar toda a estrutura para criação, obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  52. Caro Osvaldo, boa noite. Aqui é Carlos Flechtmann, professor na UNESP, no estado de São Paulo.

    ResponderExcluir
  53. Há alguns anos cheguei a iniciar contato contigo, no intuito de estabelecermos uma parceria de pesquisa, mas este contato se truncou.

    ResponderExcluir
  54. Ficaria muito contente se pudéssemos reestabelecer contato. Meu e-mail é: carlos.flechtmann@unesp.br, e meu WhatsApp é (18) 99163-3858. Se puderes por gentileza dar-me um "alô", agradeceria. Grande abraço .....

    ResponderExcluir